As principais vantagens de utilizar a Receita Digital
Você ainda está na dúvida se deve ou não começar a utilizar a receita digital? Ela pode te ajudar a reduzir custos e melhorar processos no seu consultório.
Certamente em tempos de pandemia, você como profissional da saúde já pesquisou a respeito do assunto. Então viemos esclarecer alguns pontos do funcionamento e vantagens de utilizar este tipo de prescrição.
Também conhecida como “prescrição eletrônica”, as receitas digitais são basicamente receitas de medicamentos que você passa para o seu paciente de forma completamente online, o que pode ser uma vantagem até para quem trabalha com a telemedicina.
Como funciona?
Para começar a utilizar a receita digital, você precisa de uma assinatura digital certificada no padrão ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), no formato A3, cartão ou token. Existem diversas empresas que realizam esta certificação e normalmente o processo leva em média 30 minutos. 🙂
Assim que você obtiver a sua assinatura digital, o processo para a elaboração de receitas, laudos e atestados continua o mesmo – é só preencher todos os formulários e assiná-los digitalmente. Depois é só encaminhar a prescrição para o paciente via e-mail, WhatsApp, SMS e outras plataformas.
Saiba como ter o seu CRM Digital na página do Conselho Federal de Medicina.
O melhor de tudo é que quase todas as farmácias do Brasil já estão aceitando este tipo de prescrição digital. A aderência por este novo método está cada vez maior entre os profissionais da saúde.
AS PRINCIPAIS VANTAGENS
- Envio por plataformas online: você poderá enviar as receitas, laudos ou atestados por plataformas online de qualquer lugar, a qualquer momento. Isso facilita MUITO para o paciente e este tipo de acessibilidade é ótima em situações de emergência.
- Banco de dados atualizado e fácil acesso a informação: todas as prescrições ficam salvas em um armazenamento na nuvem e caso você tiver algum software de gestão médica, você pode automatizar processos e o acesso a estes documentos só poderá ser realizado por pessoas autorizadas.
- Mais proteção para você: a principal vantagem é que pode reduzir erros e mantém um registro de todas as ações realizadas pelo profissional da saúde. Ou seja, legalmente, isso é ótimo para que você comprove quais medicamentos foram receitados e quando isso ocorreu.
- Ter a famosa letra de médico não é mais um problema: fica tudo super legível, fazendo com que pacientes e farmacêuticos consigam ler tudo sem nenhum problema.
Ou seja, a receita digital é segura?
SIM! Elas podem trazer ainda mais segurança tanto para o profissional quanto para o paciente por estruturarem melhor a informação durante o processo e por serem mais legíveis. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconhece as receitas digitais, desde que sejam seguidas todas as recomendações da Resolução CFM N°1.821/2007.
E aí, tá esperando o que para começar a usar? É mais uma forma de facilitar os processos do seu consultório e a vida do paciente. 🙂
Aproveite e leia também os artigos:
Pacientes Digitais: confira as principais dicas de como atraí-los