05 dicas para ajudar o seu consultório em tempos de crise

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Provavelmente a última coisa que você gostaria de fazer hoje é ler um texto com este título e sinceramente, é super compreensível. Sabemos que o momento que vivemos é extremamente atípico e surpreendeu todos os setores da indústria, do varejo, dos mais variados comércios e principalmente da área da saúde. 

Nós entendemos que, como um bom profissional da saúde, hoje seu desejo seria atender os pacientes no consultório normalmente, recebendo-os com uma calorosa saudação, dentro da sua rotina e dedicado em oferecer o melhor atendimento possível para eles, afinal essa é a sua missão de vida, é seu propósito e claro isso significaria, de modo geral, que a “saúde financeira” do seu consultório estaria excelente. Mas infelizmente, devido a esse cenário delicado, sabemos que as limitações impostas pelos órgãos de saúde devem ser seguidas dentro daquilo que é possível fazer, de acordo com sua particularidade é fato que isso pode acarretar algumas consequências, tanto financeiras quanto no fluxo de atendimento. 

Com este artigo nosso objetivo é apresentar a você, algumas dicas para salvar seu consultório em tempos de “coronacrise”. 

dicas para seu consultório

Converse com seus colegas de profissão


Nesse momento, uma ótima forma de preservar a estabilidade do seu consultório em tempos de crise, é conversar bastante com seus amigos de profissão, pergunte àqueles que são mais íntimos quais estratégias eles têm usado para administrar as finanças e compartilhe também suas experiências, assim, todos poderão aprender uns com os outros e aplicar as ideias que forem válidas para cada um. Além disso, nesse momento, vale reforçar que quanto mais unidos estiverem, mais forte serão.. 

Organização das Consultas

Você pode continuar trabalhando se assegurar aos pacientes que, mesmo nas consultas presenciais, a clínica vem seguindo rigorosamente todas as orientações divulgadas por órgãos da saúde. Confira o nosso post sobre como continuar atendendo seus pacientes nesse período. Se mesmo assim, o paciente não puder comparecer, adie a consulta, isso mesmo, prefira o reagendamento ao cancelamento, assim você poderá garantir que, em breve, irá atendê-lo. Durante este período, mantenha contato remoto com os pacientes, ligue, envie mensagens, demonstre seu interesse em saber como ele está e esteja disponível para atendimentos em modalidade online.

Consultas online

Que tal oferecer aos seus pacientes uma nova forma de consultas nesse período? É possível com o uso de algumas ferramentas,, como:

  • Vídeos Chamadas por Whatsapp,
  • Skype
  • Zoom
  • Facetime (disponível para iPhones)
  • Hangouts

Com esses aplicativos você pode estreitar o relacionamento com seu paciente para monitorar casos clínicos, prescrever algum medicamento e principalmente mostrar o quanto você se importa com ele.

consultório-em-tempos-de-crise

Organização das Finanças



Retire um momento para organização do seu caixa. Revise as despesas, o que é essencial agora? Algum serviço pode ser suspenso? Se sim, o faça imediatamente, com certeza alguns luxos podem ser adiados, como: assinaturas de revista para recepção, TV por assinatura, e etc. Caso você pague aluguel do espaço, negocie, apresente sua situação ao proprietário e peça um desconto, por menor que seja, já ajudará bastante no fechamento do mês.

Quanto aos pagamentos à receber, defina aquilo que possui mais urgência, se tiverem muitos recebimentos pendentes, tenha uma conversa franca e gentil com seus pacientes inadimplentes. Como a situação é delicada para todos, ofereça formas de pagamento mais acessíveis, com parcelamentos, por exemplo e possibilita que seu paciente realize o pagamento à distância, para saber como isso pode ser feito, confira nosso post sobre Link de Pagamento, uma solução gratuita e rápida, em que seu paciente faz o pagamento sem sair de casa. Considere também oferecer descontos e promoções para que ele veja mais vantagens em realizar o pagamento. Afinal, quem resiste à um belo descontinho?

Invista em conhecimento

 

Aproveitar este tempo para fazer um novo curso, uma especialização, ou até uma pesquisa pode ser uma ótima alternativa para sua carreira. Procure por cursos ou profissionais que disponibilizam esse tipo de conteúdo online, com isso, você pode aprimorar seus conhecimentos e voltar com força total no final de toda essa crise e o melhor, oferecer novos serviços, que agregarão valor ao seu atendimento. Não é uma ótima, ideia? Procure as Instituições que atendem melhor a sua necessidade e estude sem moderação. 

Acessse: https://saude.gov.br/

Gostou dessas dicas?
Confira outros posts relacionados que preparamos especialmente para você:

Evite a disseminação do Covid-19, mas não deixe de atender seus pacientes, eles precisam de você!

Como evitar a propagação do coronavírus nos atendimentos

A utilização da telemedicina no Brasil

Share.

About Author

Olá, seja bem vindo! Aqui temos todos os posts que eu escrevi especialmente para você, meu amigo da área da saúde! Eu separei as dicas mais preciosas e úteis do mercado para te ajudar a atrair mais pacientes e claro, ter o tão desejado sucesso na carreira! Vamos conversar muito sobre: Dicas de gestão, marketing para consultórios, empreendedorismo, controle financeiro, dicas de organização, atualidades e entre outros. Aproveite sem moderação! 🙂

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: