Como evitar a propagação do coronavírus nos atendimentos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Após a confirmação de 114 países infectados pelo novo vírus, o Ministério da Saúde divulgou orientações aos profissionais da odontologia e medicina sobre como evitar a propagação do coronavírus nos atendimentos.

O vírus pertence a uma família viral onde atinge principalmente o sistema respiratório e vias nasais. Por possuir uma grande capacidade acelerada de contágio, o mundo todo começou a ser impactado e ficou em alerta.

Com base no Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Odontologia (CROS) foram apresentados medidas que devem ser adotadas como forma de prevenção a infecções respiratórias durante os atendimentos e cirurgias.

Portanto, vale ressaltar que as investigações continuam sendo realizadas sobre as formas da transmissão do vírus. Contudo, já sabemos que a disseminação ocorre por gotículas de saliva, pelo ar, espirro ou tosse, contato com secreções, superfícies e objetos contaminados. 

A principal recomendação para os profissionais da saúde é de não negligenciar as medidas de precaução durante os procedimentos e atendimentos, mantendo de forma frequente o uso de máscaras cirúrgicas, luvas, jalecos e óculos de proteção.

No caso de intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro de saliva, o indicado é utilizar a máscara N95.

O que é a máscara N95? E por que é recomendada para evitar a propagação do coronavírus?

A máscara N95 é ideal para conter a contaminação do coronavírus e é recomendada para uso obrigatório em pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus e por profissionais da saúde.

A diferença é o grau de proteção, pois a N95 possui um filtro de ar que bloqueia 95% das partículas retendo as gotículas de saliva para quem utiliza e ajuda na proteção contra doenças por transmissão aérea.

Eduardo Sprinz, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, explica que a máscara é como se fosse uma roupa grossa, protegendo os profissionais de pessoas contaminadas.

Veja como usar a máscara
  1. O ideal é higienizar as mãos lavando-as com água e sabão, depois  complementar com álcool gel.
  2. Coloque a máscara cobrindo a boca e o nariz e certifique-se de que não possui espaços para entrada de ar.
  3. Evite tocar a máscara no momento em que estiver utilizando-a, se isso acontecer lave as mãos imediatamente.
  4. Quando perceber que a máscara estiver úmida, troque-a imediatamente.
  5. Nunca reutilize a máscara.
Como retirar a máscara com segurança
  1. A máscara deve ser retirada por trás, nunca tocando na frente
  2. Descarte a máscara em um recipiente e mantenha-no fechado.
  3. Após retirar a máscara, higienize novamente as mãos.

 

Quais são as medidas de biossegurança que todo profissional da saúde deve tomar?
  1. Higienize as mãos antes e depois do contato com pacientes, material suspeito ou na inserção e remoção do equipamento de proteção individual.
  2. Realize a higienização e a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência pelos pacientes e equipes assistenciais.
  3. Atente-se para o correto uso, manejo e descarte do equipamento de uso individual e das amostras humanas, conforme orientações da Anvisa;
  4. Evite a exposição desnecessária entre pacientes, profissionais e visitantes dos serviços de saúde.

 

  1. Lembre-se da importância da comunicação e notificação imediata de casos suspeitos para infecção humana pelo novo coronavírus.
  2. Mantenha-se atualizado sobre os níveis de alerta para intervir no controle e prevenção.
  3. Considere apenas notícias e informações divulgadas por  meio de fontes oficiais.

Sobretudo, é imprescindível que o profissional se atente as recomendações dos órgãos da saúde o CROSP e CFM aconselham aos profissionais da saúde a máxima imunização contra a gripe, vacinando-se contra a Influenza (tipo A, B e C), aplicadas desde 23 de março como estratégia para não sobrecarregar os atendimentos hospitalares e acelerar o diagnóstico contra o coronavírus.

Não se esqueça dessas medidas, elas são essenciais para evitar o contágio, trazendo mais confiança e segurança em seus atendimentos presenciais.

Fique atento ao nosso blog  e nossas redes sociais (facebook) e (Instagram).

Obrigada a todos e até mais!

 

Share.

About Author

Olá, seja bem vindo! Aqui temos todos os posts que eu escrevi especialmente para você, meu amigo da área da saúde! Eu separei as dicas mais preciosas e úteis do mercado para te ajudar a atrair mais pacientes e claro, ter o tão desejado sucesso na carreira! Vamos conversar muito sobre: Dicas de gestão, marketing para consultórios, empreendedorismo, controle financeiro, dicas de organização, atualidades e entre outros. Aproveite sem moderação! 🙂

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: