Veja como é possível fazer teleconsultas na fisioterapia
Durante o isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão em casa, principalmente os idosos que são grupo de risco para a Covid-19. Muitos deles, seguem em tratamento fisioterápico, mas durante a quarentena não poderão se dirigir à clínica.
Teleconsultas na Fisioterapia
Você, fisioterapeuta, pode continuar acompanhando e atendendo seus pacientes à distância, com a teleconsulta autorizada pelo CREFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – com o Ofício n° 77/2020/GRAPE que permite ao profissional atender seus pacientes por videochamada durante a pandemia do novo coronavírus.
Muitos pacientes estavam em tratamento antes da quarentena começar, certo? Quantos deles são pacientes de pós operatório, com dores agudas, idosos com baixa mobilidade e tantos outros que não podem interromper o tratamento? Por meio do atendimento online, você realiza o acompanhamento de seus pacientes, evitando que o quadro de saúde dele seja agravado por não ter a possibilidade de ir até a clínica. Além disso, você consegue manter um fluxo de caixa durante as semanas de quarentena.
Verifique sempre as condições clínicas de cada paciente e se ele pode ou consegue seguir as orientações sozinhos. Após uma análise completa do perfil, mesmo à distância, você pode orientar exercícios por videoconferência, observar a mobilidade do paciente e prestar orientações gerais.
Veja como é fácil fazer o acompanhamento dos seus pacientes à distância:
Canais de atendimento
Você pode realizar o atendimento por vídeo chamada pelo WhatsApp, Hangouts e Skype. Por vídeo, é possível mostrar os exercícios e acompanhar se o paciente está fazendo da forma correta.
Divulgação das consultas
Você pode divulgar que está prestando atendimento online através de mensagens para seus pacientes por WhatsApp, e-mail e até pelas Redes Sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn, coloque seu nome completo e o seu registro profissional para transmitir mais credibilidade.
Recebendo pelo atendimento
A orientação é que você combine o valor com o paciente antes da consulta. Para que ele efetue o pagamento à distância, você pode usar o Link de Pagamento que a Saúde Service disponibiliza gratuitamente. É só enviar o link para o WhatsApp, SMS ou e-mail do seu paciente, ele acessa e efetua o pagamento. Diferente das transferências bancárias, a vantagem é que ele pode parcelar, o que é um diferencial nesses momentos difíceis.
Aproveite para estreitar o relacionamento com o seu paciente (temos um post muito legal sobre isso), divulgue dicas em seus perfis nas redes sociais, quanto mais seguidores você tiver, mais pessoas vão marcar consulta.
O seu trabalho é muito importante e você pode contar com a Saúde Service!