Liderança de Sucesso: Como engajar equipes em favor da Clínica

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O sucesso de uma Clínica está diretamente ligado ao engajamento e motivação dos seus colaboradores. Como qualquer empresa, os consultórios médicos precisam de pessoas empenhadas em trazer resultados. 

Equipe unida e engajada pelo sucesso da Clínica

Equipe unida e engajada pelo sucesso da Clínica

Mas para alcançar esse objetivo, existe uma série de requisitos importantes para manter uma equipe com energia positiva e em busca da satisfação e sucesso do cliente. Afinal, os desafios são diversos quando o assunto é ser um gestor de alta performance. 

Você costuma ter dificuldades para ter um time que, de fato, veste a camisa da empresa? Se sua resposta foi “sim”, fique tranquilo! Nós preparamos um passo a passo para te ajudar a ser um líder mais assertivo e construir uma equipe de sucesso para a sua Clínica. Confira!

1 –  Conheça bem a sua equipe

Profissionais de Saúde conversando no corredor da Clínica

Profissionais de Saúde conversando no corredor da Clínica

Lidar com pessoas diferentes não é uma tarefa fácil, não é mesmo? No entanto, a partir do momento em que você se dedica a conhecer os profissionais que trabalham ao seu lado, o processo de crescimento e evolução costuma ficar muito mais simples. 

Para isso invista tempo em dialogar, promover situações em que seu time consiga expor o ponto de vista, quais são os objetivos pessoais, metas de vida. Tudo isso fará com que você tenha os recursos necessários para traçar o perfil de cada funcionário e trabalhar isso da melhor forma possível. 

Existem algumas ferramentas de gestão que podem te ajudar nessa missão, uma delas é o Método DISC. Essa avaliação comportamental te ajuda a identificar o perfil de cada colaborador, podendo ser: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Deste modo você será mais assertivo ao estabelecer uma liderança de sucesso. 

2 – Proporcione um ambiente de trabalho adequado

Recepcionista atendendo o paciente em um ambiente adequado

Recepcionista atendendo o paciente em um ambiente adequado

A maioria das pessoas passa grande parte do seu dia  no local de trabalho, por isso é importante criar um ambiente saudável, que inspira tranquilidade e segurança. Significa dizer que sua Clínica precisa ter os recursos necessários para que os colaboradores sintam-se à vontade para exercerem suas funções da melhor maneira possível

Detalhes como limpeza do ambiente, clima organizacional e relacionamento interpessoal podem fazer grande diferença no dia a dia do seu time. É interessante que você busque oferecer meios para que todos os colaboradores, de todos os setores, consiga realizar os procedimentos necessários com bastante conforto e bem-estar.

3 – Estabeleça metas para engajar a equipe

Profissionais da Saúde unidos pelo bem dos pacientes

Profissionais da Saúde unidos pelo bem dos pacientes

Para ser assertivo na tomada de decisão e condução da sua Clínica, nada melhor do que alinhar com os seus colaboradores quais são os objetivos da empresa e qual o papel que cada um desempenha para alcançá-lo. Ter metas claras e bem definidas pode impactar de forma positiva os resultados do seu negócio. 

Vamos supor que a sua secretária está com dificuldade na manutenção da agenda de pacientes, busque entender em quais dos processos ela está falhando. Feito isso, crie um plano de ação para que ela possa evoluir no seu trabalho. Independente da hierarquia do colaborador, nunca deixe de mostrar o quanto a função dele é importante para o crescimento do negócio como um todo.

Você também vai gostar de ler:
3 formas de motivar o seu paciente a continuar o tratamento
A importância da inovação nas clínicas e consultórios
5 Dicas de como evitar que o seu paciente falte no agendamento de consultas

4 – Reconheça o valor do seu colaborador 

Equipe engajada e empenhada pelos resultados da Clínica

Equipe engajada e empenhada pelos resultados da Clínica

Você já ouviu o ditado que diz que uma andorinha só não faz verão? Se a sua Clínica possui pacientes satisfeitos, fidelizados e felizes com o tratamento a responsabilidade é de todos os envolvidos neste processo. Por este motivo é importante que você reconheça o valor dos seus colaboradores, assim você conseguirá exercer uma liderança de sucesso. 

Existem estratégias específicas que podem te ajudar a reconhecer o valor do seu funcionário e fazer com que ele se sinta de fato acolhido e valorizado no ambiente de trabalho. Veja algumas sugestões a seguir:

  • Parabenize a produtividade e proatividade de cada colaborador
  • Elogie em público e corrija em particular 
  • Não seja um chefe autoritário, e sim um líder empático
  • Ofereça recompensas e bônus para setores importantes na Clínica
  • Crie um Plano de Carreira e promova funcionários que se destacam na sua função

Com uma equipe engajada você facilmente conseguirá ter clientes mais satisfeitos, haja vista que o engajamento da equipe reflete diretamente no sucesso do cliente. Além disso, seus colaboradores se manterão sempre fiel à sua Clínica, tornando-se, inclusive, embaixadores da marca, pois a gente só propaga aquilo que gosta.

Clientes felizes e colaboradores satisfeitos

Clientes felizes e colaboradores satisfeitos

Esse conteúdo faz sentido para você? Então aplique essas sugestões na sua Clínica e veja os resultados trabalhando ao seu favor. Conte com a Saúde Service para te auxiliar nesta jornada! 

Share.

Deixe sua opinião :)

Descubra mais sobre Saúde Service

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading