Dicas para fidelizar pacientes

fidelizar-cliente

Se no passado, para fidelizar um paciente, bastava ser um bom e respeitado profissional, hoje em dia muitos outros fatores estão em jogo. Desta forma, cabe ao profissional da saúde lançar mão de diversas estratégias, que vão além da consulta, para que haja fidelização do paciente.

fidelizar-cliente

Fidelizar um paciente é muito mais barato do que atrair novos, além disso, um paciente fidelizado tem muitas chances de indicar o seu trabalho para amigos e familiares e indiretamente atrair “novos pacientes para a sua clínica“.

Valorize o ambiente

A sala de espera é o primeiro contato que o paciente terá com seus serviços, por isso, valorize cada detalhe e preocupe-se em fazer com que ele se sinta confortável. O primeiro passo é cuidar para que o ambiente não transmita uma sensação de frieza ou displicência. Cada detalhe é importante:

  • Disponibilize jornais e revistas atuais;
  • Deixe uma TV ligada com um conteúdo agradável (preferencialmente informativo) e selecione bem a música ambiente que tocará no local;
  • Disponibilize Wi-Fi, isso ajuda a distrair o paciente na espera pela consulta.
  • Difusores de ambiente ou outros aromatizadores (suaves) também são boas pedidas.
  • Atente-se á higiene e reposição de materiais dos banheiros.
  • Um filtro ou jarra de água também é essencial e não se esqueça dos copos descartáveis.

atendimento-diferencialCapriche no atendimento

De nada adianta investir numa boa apresentação se o paciente não for bem recebido quando entrar em contato com a sua clínica. Não existe hora certa para um bom atendimento!

Esta deve ser uma prática recorrente em sua clínica, desde a marcação da consulta e a chegada à clínica até a hora em que o paciente estiver dentro do consultório, ele precisa sentir-se acolhido e especial.

Quando há uma consulta, o paciente costuma aguardar o momento do seu atendimento, tente então ser diferente. Organize as consultas com um tempo razoável entre elas, já prevendo possíveis atrasos. Lembre-se: mais vale um paciente bem atendido do que dois cansados de esperar!

atendimentoFacilite o acesso do paciente à sua clínica

A tecnologia deixou de ser um simples diferencial, transformou-se hoje uma obrigatoriedade que nos proporciona benefícios nunca antes imaginados! Então, aproveite e faça desta ferramenta parceira do seu consultório. A marcação de consultas, por exemplo, não precisa se limitar só ao telefone, disponibilize e-mail e WhatsApp para que o paciente entre em contato e agende a consulta mas, tenha o cuidado de responder a todos com agilidade, caso contrário, de nada adianta oferecer tais facilidades.Oriente sua secretária ou recepcionista!

pos-atendimento

Garanta um bom atendimento dentro e fora do consultório

O chamado “pós-atendimento” é fundamental para fazer com que o paciente sinta-se valorizado, levando à fidelização.  Saiba mais sobre “A importância pós-atendimento“.

Não se esqueça do seu paciente quando ele sair do consultório, fidelizá-lo será mais fácil se você seguir algumas orientações:

  • Esteja disponível caso o paciente tiver dúvidas após a consulta;
  • Defina uma periodicidade para encaminhar e-mails com novidades e informações úteis aos pacientes e não se esqueça de parabenizá-los em seus aniversários.
  • Procure ter um site atualizado na internet, bem como, páginas nas principais redes sociais; ali você pode postar informações inerentes ao seu trabalho, dicas, imagens e pode também estreitar o contato com os seus pacientes.

São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. O importante é mostrar que você valoriza o seu paciente.

meios-de-pagamento

Facilitar o pagamento

Atualmente, existem formas de pagamentos preferenciais aos pacientes, disponibilizar mais possibilidades para que ele possa escolher como pagar é indispensável. Fica cada vez mais ultrapassado o pagamento em dinheiro, não é seguro transportar altos valores em carteiras e a falta de tempo faz com que o deslocamento a bancos e caixas eletrônicos seja um transtorno.

Sem esquecer que a possibilidade de parcelar as despesas auxilia na administração do orçamento das pessoas.

Ofereça formas de pagamento com cartões!

Também é interessante avaliar a viabilidade de oferecer descontos para pacientes que já frequentem a clínica ou que costumam indicar outros pacientes. Estas estratégias permitem que o profissional ganhe volume, pois deixará seu serviço mais acessível e atrairá mais pessoas.

Lembre-se também de considerar as finanças do seu consultório, saber os custos de materiais, aluguel e manutenção da equipe para que suas decisões sejam sempre assertivas.

Lembre-se que “O pagamento com cartões vem crescendo de uma forma exorbitante” a Super Máquina da Saúde, feita exclusivamente para o profissional da saúde, poderá ajudá-lo e muito na administração do seu consultório: Grande SP (11) 3014-8600 / Demais Regiões 0800 940-4248.

Cada detalhe importa no processo de fidelização. Qualquer descuido, já no primeiro atendimento, será motivo para que o paciente nunca mais o procure. Afinal, opções semelhantes no mercado existem aos montes. Por isso, busque se diferenciar dos demais!

Veja também

1 Comentário

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: