Dicas para atrair mais pacientes particulares para sua clínica

pacientes-particulares-medico

Muitos acreditam que o que realmente agrega valor para uma clínica ou consultório médico são os procedimentos, não as consultas, já que as taxas de convênios médicos limitam os valores. Mas saiba que o volume de pacientes particulares faz muita diferença nessa conta, e você ainda pode ver esse número crescer sem comprometer a renda dos pacientes. Ainda não se convenceu? Confira essas dicas

pacientes-particulares-medico

Consultas vs. Procedimentos

Os procedimentos dentro da clínica podem ser mais rentáveis, já que possuem períodos mais longos ou são mais caros, porém, é importante lembrar que para realizar procedimentos específicos são necessários: Investimento, equipamentos, materiais e espaço, além de atentar-se aos diversos requisitos legislativos. Já as consultas, apesar de serem mais simples, possuem frequência maior e não necessitam de uma estrutura tão robusta para acontecerem.

pacientes-particulares-saude

O Dilema do Convênio Médico

O convênio médico pode ser uma solução ou um problema ao mesmo tempo, isso depende da perspectiva em que o analisamos. Ele pode atrair um volume maior de pacientes espontâneos, isso mantém a clínica movimentada e traz segurança, mas as taxas cobradas, aliadas ao recebimento em datas inflexíveis, podem contribuir para um desgaste com o modelo de atendimento do consultório. Nesse cenário, os pacientes particulares são raros e valorizados.

Outra questão a se pensar é o valor pago pelo convênio por cada consulta realizada, que está geralmente abaixo do valor de uma consulta particular. Essa média baixa, força o profissional a trabalhar durante um período maior para manter o orçamento em ordem, diminuindo o tempo de atenção para cada paciente e a qualidade do atendimento, interferindo no processo de fidelização.

Pacientes particulares

Chegamos onde mais interessa, nos pacientes particulares, que não escolhem ir até o consultório apenas com base em opções filtradas pela rede de convênio. Eles enxergam seu potencial médico ou esperam por isso, do contrário não iriam investir na consulta.

Percebemos que muitos pacientes estão buscando alternativas ao convênio quando olhamos para o crescimento das clínicas populares, que oferecem serviços médicos com preços mais acessíveis, com o objetivo de alcançar um número maior de pacientes particulares. Os resultados desse modelo são: o controle do fluxo de recebimentos, os preços mais baixos para seus pacientes, aumento da procura, pacientes mais presentes.

pacientes-particulares-coração

O que os pacientes particulares procuram?

Os pacientes querem se sentir bem acolhidos, especiais, importantes. Uma consulta com um especialista muitas vezes acontece uma ou duas vezes por ano, e ele deseja encontrar um profissional que compreenda o seu histórico e possa lhe dar a atenção necessária. Todos somos assim, na grande maioria das vezes preferimos pagar um pouco mais por um serviço de qualidade do que pagar pouco e não recebermos um bom atendimento, cabe aqui o ditado que diz “o barato sai caro”.

Como você pode aumentar o volume de pacientes particulares no seu consultório?

  • O principal é oferecer um ótimo atendimento, fazendo com que seus pacientes sempre voltem e recomendem você. A recomendação é o melhor marketing, o mais eficiente.
  • O atendimento não depende só dos médicos, ele começa desde a recepção. Um bom atendimento telefônico, online e presencial faz toda a diferença na experiência que os pacientes terão em seu consultório.
  • O ambiente é um dos principais segredos para cativar os pacientes. Evite congestionamentos na agenda, o que torna o consultório extremamente cheio e desconfortável. Mantenha a limpeza e a pintura em dia e uma decoração aconchegante. Todas as melhorias são relevantes, independente da limitação de espaço.
  • Sabendo da importância da recomendação para seu consultório, que tal criar um programa de fidelidade para seus pacientes? Incentive-os a indicar os seus serviços com benefícios exclusivos, presentes, descontos, seja criativo dentro de suas possibilidades. Saiba mais em: “Dicas para fidelizar pacientes”.
  • Investir na divulgação do seu consultório também é muito importante, apenas o livro do convênio não é o suficiente. Trabalhe seu marketing, em especial o digital, que proporciona um alcance maior, segmentação e custos controláveis. Mantenha uma boa imagem nas principais redes sociais, é comum que os pacientes procurem seu nome e recomendações online. Veja como fazer um plano de Marketing para seu consultório aqui.
  • Facilite o pagamento. Por que não modernizar seu consultório, ter autonomia sobre seus recebimentos e conquistar mais pacientes particulares? A Saúde Service desenvolveu a única solução completa para pagamentos em consultórios: a Maquininha da Saúde que aceita todas as bandeiras de cartões e sistema de pagamento online completo com acompanhamento das consultas dos pacientes e recebimentos. Além disso, oferecemos taxas sempre justas e atendimento exclusivo para profissionais da saúde. Se deseja saber mais, clique aqui.

Invista e insista nessas ações, apesar de não existir fórmula mágica, as ações conjuntas e bem aplicadas são essenciais para colher bons resultados.

Veja também

1 Comentário

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: