Como se destacar no mercado de trabalho da odontologia

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

mercado-de-trabalho-odontologia

A odontologia, assim como outras profissões da saúde, é tradicional e muito respeitada, reflexo disso é sua grande demanda de recém formados e o aumento de especializações, workshops, treinamentos e cursos de aprimoramento que surgem todos os dias atualmente. Assim como percebemos a evolução da tecnologia na área da odontologia, é surpreendente também o avanço dos procedimentos estéticos cada vez mais eficazes, que não somente promovem a auto estima como também são revolucionários para o campo da ciência, uma vez que os suprimentos e métodos utilizados são desenvolvidos com base em rigoroso padrão de excelência, a fim de proporcionar o melhor resultado para os pacientes, haja vista a tão conhecida “Harmonização Facial” ou as “Lentes de Contato” que são os destaques da dentística ou, como muitos chamam, odontologia estética, área de especialização responsável pela restauração dos dentes. 

areas-da-odontologia

O crescimento do mercado de trabalho na odontologia é evidente, constante e conta com diversas áreas de atuação:

– Ortodontia
– Odontopediatria
– Implantodontia
– Endodontia
– Odontogeriatria
– Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), em um de seus artigos relatou que o Brasil é o país com maior número de dentistas do mundo, prova disso é que já temos mais de 280 mil cirurgiões-dentistas em atividade e 43% dos dentistas brasileiros trabalham sozinhos em consultório particular. 

O CFO também constatou que, nos últimos anos, o mercado de odontologia faturou mais de R$ 38 bilhões e continua crescendo!

Temos motivos de sobra para nos alegrar, até a ONU (Organização das Nações Unidas) apontou que os dentistas brasileiros estão entre os melhores no ranking mundial, mas é fato que esse crescimento do mercado reflete mais desafios e competitividade, diante de tal cenário, surge a questão: 

Como se destacar em meio a tanta concorrência?

Para responder a esta pergunta, separamos as 04 características do profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho da odontologia. 

01 – Constante busca por capacitação

As tendências do mercado exigem do profissional da saúde a capacitação constante. Participar de cursos, workshops e treinamentos é muito importante, pois, além de enriquecer seu conhecimento, será um diferencial competitivo para o seu consultório, já que você procura ampliar o leque de serviços e novidades para oferecer aos seus pacientes.

Recomendamos que você adquira o hábito de acessar algumas plataformas de cursos online por exemplo, elas podem oferecer valiosos conhecimentos,  materiais variados para todas as especializações e você ainda obtém certificado no final dos cursos.  

estudos_-__mercado_de_trabalho_odontologia

02 – Gestão estratégica

Chegamos num ponto fundamental para o crescimento e sucesso do consultório e de sua carreira como profissional. Se você está no ínicio da sua jornada, ótimo! Essa é a chance de começar com o pé direito e se já tiver anos de profissão, recomendamos que atente-se ainda mais à administração do seu consultório, para ambos os casos, dedicação e comprometimento são essenciais. 

Analisar os concorrentes, estudar estratégias para atrair mais pacientes, implementar soluções de organização financeira são passos básicos para melhorar os mais importantes processos da sua gestão e aos poucos obter ótimos resultados. Em nosso post sobre os 04 passos para melhorar a gestão do seu consultório você encontrará algumas dicas que podem ser colocadas em prática hoje mesmo. 

03 – Buzz Marketing

Esse termo pode ser novo para você, mas é mais comum do que imagina! Buzz Marketing é o famoso “BOCA-BOCA”. É o que as pessoas estão falando sobre um determinado assunto. Incentivar o buzz marketing entre os seus pacientes é ótimo para a reputação do seu consultório e consequentemente para sua carreira. Quando mais pacientes fizerem indicações dos seus serviços para amigos, familiares, colegas de trabalho, melhor! Indicações são valiosas! Mas lembre-se, seu Buzz Marketing só será efetivo se, de fato, seus serviços e atendimento forem excelentes, portanto capriche bastante, otimize a experiência do seu paciente e aproveite os resultados!

buzz_marketing

04 – Autoconhecimento 

O autoconhecimento é uma pauta de intensa conversa entre os psicólogos, filósofos e oferece inúmeros benefícios para todas as pessoas. Quem se conhece sabe exatamente onde está e onde deseja chegar. Como dentista também é necessário entender a si mesmo, saber o seu momento, entender a fase que você está vivendo é essencial para dar grandes passos na sua carreira. Além de conhecer a si mesmo, o dentista que se destaca no mercado conhece muito bem o perfil de sua clínica, assim como o diagnóstico para um paciente. O profissional que possui sua própria clínica, precisa estar atento a todos os sinais, tanto da equipe quanto dos pacientes que possui. Faça um diagnóstico do seu consultório também, analise com calma os pontos fortes e fracos, faça uma pesquisa de satisfação com seus pacientes, veja o quanto eles estão satisfeitos e caso existam lacunas a serem preenchidas ou melhorias que podem ser implantadas, esse é o momento! Você saberá exatamente o que deve ser feito!

O que achou dessas dicas? Esperamos que tenha te ajudado e lembre-se que o mais importante é PERSISTÊNCIA! O mercado de trabalho na odontologia é enorme e continua em crescimento, ou seja, há espaço para você se destacar também! Conte conosco para obter mais dicas sobre:

Gestão de Consultório
Marketing Digital para Dentistas
Empreendedorismo e muito mais!

Até breve! 

Share.

About Author

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: