Como criar um perfil de sucesso no LinkedIn

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O LinkedIn é a maior rede profissional da internet – com mais de 467 milhões de usuários em mais de 200 países. Hoje, a rede já alcançou mais de 27 milhões de usuários no Brasil.

Para criar um perfil de sucesso, você precisa saber conquistar os seus pacientes, colegas de trabalho e parceiros dentro do LinkedIn.

Sequência 02_1

Um dos caminhos para criar seu perfil e ser bem sucedido com ele consiste na divulgação da sua clínica ou consultório em ações junto aos seus colaboradores, parceiros e também ações sociais. Criar um perfil de sucesso no LinkedIn ajudará a estabelecer uma relação cada vez mais próxima entre os usuários da rede e garantir um número crescente de seguidores. Hoje, podemos observar esse estreitamento inclusive entre grandes marcas e seus clientes, o que gera muito mais apreço por parte do público, mais interesse e engajamento!

Como fazer isso?

Você já ouviu a expressão Lovemark? Uma marca é considerada lovemark quando o cliente deixa de simplesmente comprar seus produtos/serviços para se tornar um fã da marca, admirar seus projetos, significados e ações, ou seja, o cliente deixa de ser apenas consumidor para assumir uma relação de admiração. E por aí caminham as atuais estratégias de divulgação, onde consumidor e empresa prezam por relacionamentos mais próximos, mais verdadeiros, humanizados e assim, ambos se beneficiam.

Da mesma maneira que seus colegas de trabalho e parceiros podem se destacar como profissionais mostrando suas atividades, qualidades e conquistas – é esta imagem que você deve projetar sobre o seu perfil e estimular a admiração dos usuários da rede com o seu trabalho!

O primeiro passo é entrar no link www.linkedin.com para realizar o seu cadastro, preencher as informações solicitadas e confirmar o seu e-mail na sua caixa de entrada para iniciar a criação do seu perfil de sucesso no LinkedIn.


Montando o seu perfil pessoal

Um perfil configurado corretamente ajuda os usuários a se encontrarem na rede, pela busca a partir do cargo e nome da sua clínica ou consultório. Por isso, é essencial que você preencha todos os campos com bastante atenção. Abaixo, exemplificaremos as etapas:

Informações básicas:

linkedin-como-criar-perfil-de-sucesso

Primeiro, você colocará os seus dados básicos: nome completo, o seu cargo atual, cidade, estado e país.

linkedin-como-criar-perfil-de-sucesso-2

Escolha bem a sua foto

Com o nome não há margem para erro, mas o primeiro ponto de atenção aqui é a escolha de sua foto para o LinkedIn.

O ideal é sempre ter uma foto profissional, bem vestido e de boa qualidade. O fundo mais clean também é desejável, já que fotos com fundos muito escuros ou com outras pessoas deixa o seu perfil visualmente poluído. Fotos muito informais devem ser evitadas nesta rede social.

Nomeie propriamente o seu cargo

Digite sua profissão corretamente. Este é um dos principais critérios para que as pessoas ou empresas conheçam melhor o seu trabalho.

Resumo profissional

Neste campo, você pode descrever com o que exatamente você trabalha e suas experiências profissionais. São 2 mil caracteres que precisam ser bem redigidos para chamar a atenção da pessoa que está visitando o seu perfil, trata-se de um resumo e você pode textualizar de duas formas:

Exemplo de resumo mais objetivo:

Cirurgião Dentista há 14 anos, com experiências em Periodontia, Endodontia, Exodontia, Cirurgia Geral, Dentística, Prótese, Limpeza e Odontopediatria.

Exemplo de resumo mais descritivo:

Carreira desenvolvida em clínicas e consultórios particulares em São Paulo. Com mais de 10 anos de experiência, sou um profissional que busca sempre aprender novos métodos e tendências do ramo, com foco na satisfação do paciente. Experiências com Periodontia, Endodontia, Exodontia, Cirurgia Geral, Dentística, Prótese, Limpeza e Odontopediatria.

Experiência

Neste campo, você colocará todas as suas experiências profissionais. Procure ser o mais descritivo possível e indique de forma clara as suas atividades dentro de cada empresa que você trabalhou.

Exemplo:

linkedin-como-criar-perfil-de-sucesso

Formação acadêmica

Este é o local onde você pode citar em quais instituições você estudou e os cursos que foram realizados. Aqui, você também tem a possibilidade de descrever como foi estudar na instituição, se quiser.

Exemplo:

linkedin-como-criar-perfil-de-sucesso-6

Competências e recomendações

Este campo traz a possibilidade dos seus colegas de trabalho recomendarem suas habilidades ou especialidades profissionais. Estas habilidades aparecerão no seu perfil como uma competência e com o número de pessoas que recomendaram cada uma delas.

Exemplo:

linkedin-como-criar-perfil-de-sucesso-3

Recomendações

No LinkedIn, também é possível receber recomendações e depoimentos de colegas do seu trabalho atual ou de pessoas que já trabalharam com você anteriormente. É uma forma de ampliar sua credibilidade na rede como um profissional.

Exemplo:

linkedin-como-criar-perfil-de-sucesso-4

Além de receber recomendações, também é possível conceder a mesma oportunidade para os seus colegas de trabalho, recomendá-los!

Conquistas

Este é um espaço no seu perfil onde você pode inserir certificados de outros cursos ou projetos que você já realizou.

Exemplo:

linkedin-como-criar-perfil-de-sucesso

Interesses

Assim como o Facebook, o LinkedIn também possui páginas que você pode seguir para se manter atualizado diante das novidades do mundo dos negócios e também das iniciativas de outras empresas. Todas as páginas que você seguir dentro da plataforma, aparecerão neste campo de “Interesses”.

linkedin-como-criar-perfil-de-sucesso

linkedin-como-criar-perfil-de-sucesso

Se chegou até aqui, Parabéns!

Você conseguiu configurar o seu perfil com o nosso passo a passo 🙂

Agora, confira como funciona a plataforma:


Company Page x Showcase Page

Antes de começar a utilizar o LinkedIn, você precisa saber a diferença entre uma Company Page e uma Showcase Page.

O que é uma Company Page? No LinkedIn, as empresas também podem criar a sua própria página para divulgação de produtos e serviços. Estas páginas são chamadas de Company Pages – pois permitem que a empresa crie uma audiência qualificada dentro da plataforma.

O que é uma Showcase Page? Dentro da Company Pages, o LinkedIn oferece a possibilidade de criar uma “mini página” para divulgar mais de uma marca, por exemplo. Assim, é possível trabalhar com um conteúdo mais direcionado, já que os usuários podem escolher quais showcases seguir.

Saber as formas corretas de divulgar os seus produtos e serviços é essencial, principalmente se o seu objetivo também for a captação de clientes e parceiros dentro da rede por meio de uma company page – caso não queira nada vinculado ao seu perfil pessoal, por exemplo.


linkedin-como-criar-perfil-de-sucesso-9Como gerenciar o seu perfil a favor da sua imagem

Criar o hábito de entrar uma ou duas vezes na semana para explorar o mundo dos negócios dentro da rede é essencial para você começar a se familiarizar com os formatos das publicações e o teor das informações que são compartilhadas pelas páginas que você segue ou até mesmo pelas pessoas que trabalham com você.

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 75% de seus usuários leem ou interagem com conteúdo da sua timeline pelo menos uma vez por semana. A pesquisa também mostra que os usuários da rede tendem a querer saber mais sobre uma empresa, principalmente quando são os próprios colaboradores que divulgam as informações sobre algum produto ou serviço.

Boas Práticas

Geralmente, o que dizemos e a maneira como dizemos classificam nossa imagem diante de quem lê o que publicamos nas redes sociais. Por este motivo, é importante termos muito cuidado com isso. Não adianta dizer “a rede social é minha, público o que eu quiser!” Como o nome já diz, são redes SOCIAIS, nada ali é individual e precisamos ter bom senso, muitas pessoas estão ali conectadas ao seu perfil e, por isso, vale observar qual mensagens estamos transmitindo sobre nós mesmos. Travar discussões, protestos com temas polêmicos, palavras ofensivas ou palavrões, são atitudes que devem ser evitadas em qualquer rede social, fica chato para quem posta.

O LinkedIn, por ser uma rede de objetivos profissionais, o modo que nos expressamos pode deixar impressões positivas ou negativas sobre quem somos como profissionais ou sobre a nossa empresa.

Como nos preocupamos com a sua reputação digital, você precisa sempre avaliar o impacto daquilo que é publicado, compartilhado ou comentado na plataforma para minimizar as possibilidades de interpretações equivocadas.

Mantenha a liberdade de expressão, mas sem prejuízo à sua imagem.

A partir do momento em que o seu perfil é vinculado ao nome da empresa em que você atua, tudo o que for postado pode ser encarado pelos usuários como uma mensagem da própria empresa (mesmo que não exista nada oficializado neste sentido).

Portanto, não divulgue assuntos pessoais que não estejam de acordo com a proposta profissional da mídia e nem assuntos profissionais que podem ser resolvidos internamente.

O LinkedIn é útil para divulgar suas conquistas, compartilhar e acessar materiais que sejam enriquecedores, não para “lavar roupa suja.”

Comentários e discussões na rede

Assim como qualquer outra rede social, o LinkedIn também possibilita que os seus usuários comentem posts e mandem mensagens privadas para os seus amigos. Mas ainda assim, você precisa se policiar para não comentar ou responder, de forma ofensiva, aos outros usuários.

Um dos critérios para ter um perfil de sucesso no LinkedIn é não responder nada de “cabeça quente”, espere um tempo e procure ser sempre educado, mantendo uma postura digna. Lembre-se: as pessoas estão vendo tudo o que acontece na timeline! Inclusive como você reage diante de um comentário ofensivo, por exemplo.

Também é essencial saber aceitar críticas educadamente, caso aconteça. Veja o que pode ser levado como aprendizado para a sua vida pessoal e profissional, mesmo que não concorde com o que foi exposto. E agradeça pela opinião das outras pessoas.

Seja um profissional empático

Por isso, ao demonstrar ser um profissional empático e disposto a ajudar quem tiver interesse em conhecê-lo um pouco mais, você fará a diferença. Quem não gosta de conversar com quem é solícito, simpático? Acredite, trabalhar este aspecto no seu perfil ajudará você a fechar novos negócios, manter pacientes e clientes satisfeitos e ter um perfil de sucesso no LinkedIn.

Share.

About Author

1 comentário

  1. Pingback: A importância de desenvolver uma boa comunicação - Saúde Service

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: