Use a tecnologia e intensifique o contato online com os seus pacientes!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A tecnologia nunca foi tão essencial como nos dias atuais, período em que o  mundo é acometido por uma situação de tamanha instabilidade onde todos nós precisamos nos readaptar, realinhar nossas rotinas. Para o setor da saúde é igualmente necessária esta conscientização, reinventar-se para que seja possível continuar atendendo os pacientes que necessitam ainda mais dos serviços prestados por profissionais da saúde. Neste artigo, reunimos algumas dicas sobre  como aproveitar as mídias digitais e intensificar o contato online com os seus pacientes. 

 

Aplicativos de videoconferência para consultas online

 

A primeira alternativa para esta situação é avaliar a possibilidade de adaptar suas consultas para que elas sejam realizadas online. Devido à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo isolamento social como forma de evitar a disseminação do coronavírus, a telemedicina passou a ser considerada para que fique ainda mais fácil acesso a atendimentos médicos à distância. 

“O Senado aprovou, terça-feira (31/03/20), em votação remota, um projeto que autoriza a prática de consultas médicas virtuais durante a pandemia. O objetivo do projeto é permitir que os profissionais da saúde prestem assistência e orientações aos pacientes, mesmo que à distância, por videoconferências ou chamadas de vídeo, por exemplo.” 

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/31/coronavirus-senado-aprova-projeto-que-permite-telemedicina-durante-pandemia.ghtml 

 

Aqui estão algumas opções de aplicativos gratuitos que podem te auxiliar na hora de fazer uma consulta online: 

WhatsApp

Um dos aplicativos mais populares, o WhatsApp substitui o telefone em muitas situações. Hoje, a maioria das pessoas opta por este meio de comunicação por ser prático, rápido e até menos intimista. Diante da crise do coronavírus, este é um meio de comunicação essencial para manter o seu contato online com pacientes. 

Você pode utilizá-lo para enviar mensagens, vídeos ou imagens que contenham conteúdos relevantes, seja encaminhado mensagens individuais ou mesmo compartilhadas em “Meus Status” que o aplicativo disponibiliza.  A dica aqui é manter uma comunicação que foque nos cuidados com o seu paciente, informe medidas que ele pode seguir, aproveite para tirar dúvidas sobre o tratamento e marcar ou confirmar consultas.

 

E-mail  

Você também pode aproveitar as ferramentas de email para manter o contato online com os pacientes. Para profissionais da saúde, o e-mail pode ser útil em casos que você precise compartilhar conteúdos mais completos, porém podem ser úteis para divulgar outras informações ou promoções, para estes dois últimos, você pode utilizar o e-mail e replicar em outros canais também, seu paciente sempre terá um canal de preferência e, sendo assim, dificilmente sua mensagem passará em branco.  

Caso você tenha o hábito de publicar conteúdos novos em seu site, blog ou redes sociais, você pode aproveitar para divulgá-los por meio de e-mails. Aos poucos esta prática acaba gerando movimento e você passa a conquistar credibilidade cada vez maior de seus pacientes.

Existem ferramentas gratuitas para e-mail marketing que facilitam e muito esta prática, além de otimizarem os envios, permitirem que seu conteúdo seja personalizado com imagens, cores e você ainda poderá acompanhar a repercussão dos emails com relatórios que apontam as taxa de aberturas e cliques, por exemplo. 

Lembre-se: não encha a caixa de entrada dos seus pacientes com conteúdos desnecessários. Procure utilizar este canal apenas para avisos importantes sobre o seu consultório ou clínica, tratamentos e informações que sejam do interesse dele. 

Aqui estão algumas ferramentas de e-mail marketing que você pode utilizar para se comunicar com os seus pacientes: 

  • Mailchimp: na versão gratuita, o usuário pode disparar até 12 mil e-mails para 2 mil contatos por mês.
  • Benchmark:  possui um plano gratuito, que permite o envio de 250 e-mails mensais para um número ilimitado de contatos.
  • Sendinblue: no plano grátis, você pode disparar até 300 e-mails diários para um número ilimitado de contatos.

 

Redes Sociais 

Com o distanciamento social, as pessoas estão ainda mais ativas no Facebook, Instagram e Linkedin, aproveitam as redes sociais para trabalho, entretenimento e informações.. 

Então este é o momento de intensificar a divulgação do seu trabalho como profissional da saúde. Use e abuse das redes sociais! Identifique a mídia em que o seu público é mais ativo e dê voz ao seu consultório ou clínica. Mostre-se confiante e interessado em ajudar neste momento difícil. É essencial transmitir segurança aos seus pacientes que, certamente, o consideram referência de saúde neste período atribulado.  Invista no contato online!

 

Agora chegou a hora da dica mais especial: o kit de divulgação personalizado da Saúde Service! Adquira tudo online!

Pensando nos profissionais da saúde nestes dias delicados, a Saúde Service está disponibilizando, gratuitamente, alguns materiais para ajudar você na comunicação com o seu paciente. 

Clique abaixo e faça o download de materiais de comunicação que podem ser compartilhados com seus pacientes, como: e-mail marketing, posts para redes sociais e WhatsApp. Criamos alguns modelos de uso geral e outros onde você poderá incluir seu contato e logotipo, se assim preferir, bastando apenas entrar em contato com o setor de marketing da Saúde Service para inserir a sua identidade nos materiais: marketing@evoluservices.com

Confira nossos posts!

Continue acompanhando as nossas redes sociais para mais novidades! 

 

Share.

About Author

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: