Como planejar as finanças do seu consultório para 2020

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Para começar 2020 garantindo o sucesso do seu consultório, nós separamos dicas de como planejar as finanças para melhorar a sua gestão, confira:

planejar-as-finanças-pato

Por que planejar as finanças do consultório é importante?

Planejar as finanças não consiste apenas em gerir, mas também na mudança de hábitos juntamente com a disciplina em organizar as suas finanças pessoais. O grande diferencial de um negócio bem-sucedido é investir nos cuidados administrativos e um bom planejamento, por isso nunca deixe de analisar tudo em seu consultório, mantendo sempre os 4 pontos básicos de um pilar financeiro:

Planejamento

Prepare o seu ambiente de trabalho organizando cada conta, gastos e tudo que faça parte do setor administrativo e financeiro.

Objetivos

Estabeleça todas suas metas, como os valores que deseja faturar e com o que pretende gastar.

Fluxo de caixa

Separe todas as contas e organize as entradas e saídas do fluxo.

Tributação

Verifique todos os tributos que precisam ser embutidos no valor das consultas.

Quais são as dificuldades que todo profissional da saúde enfrenta com as suas finanças?

Um dos erros mais comuns entre os profissionais da saúde é a dificuldade entre separar as despesas pessoais com as despesas da clínica, então fique atento e não misture as suas contas pessoais com profissionais, pois podem gerar problemas graves, como prejuízos e até a falência do consultório em casos extremos.

Outro problema recorrente é a falta de definição salarial imposta pelo próprio profissional, isso leva a “bagunçar” as suas despesas pelo fato de não definir a quantia fixa de retirada de dinheiro. Essa remuneração é chamada de pró-labore e corresponde a quantia que o sócio ou administrador vai retirar da empresa. O segredo é evitar o consumismo desenfreado e não aumentar os gastos enquanto a empresa não estiver totalmente estabelecida.

Muitos empreendedores acabam cometendo o erro de gastar mais do que poupar e esquecem de preservar uma pequena quantia para possíveis emergências que possam vir ocorrer, o ideal é criar uma reserva para garantir a sobrevivência da empresa. Uma das dicas mais importantes é planejar de forma eficiente e investir em boas estratégias de organização financeira, que vão desde o controle das atividades do consultório até o gerenciamento do fluxo de caixa, não basta ser somente um bom profissional, você precisa saber administrar de forma eficaz.


Agora que você já conseguiu visualizar todas as dificuldades enfrentadas na administração e planejamento das suas finanças, vamos iniciar o passo a passo da construção de cada etapa que compõe o processo de atividades da empresa, que é chamado de mapeamento. 

No mapeamento você busca um entendimento melhor da composição dos processos administrativos, identificando pontos fortes e pontos fracos para melhorar o desempenho da organização do seu consultório.

planejar-as-finanças-din

4 passos simples para fazer o mapeamento do seu consultório

  1.   Faça o levantamento das suas despesas e ganhos e evite juntar as contas pessoais com as profissionais,dessa forma você pode para dar um direcionamento melhor no planejamento das suas finanças.
  2.   Após ter feito o levantamento, crie uma planilha onde serão incluídos todos os gastos do mês, como: conta de água, luz, internet, limpeza, aluguel, condomínio e etc.
  3.   É de extrema importância não esquecer de incluir os serviços terceirizados, como gasto com contadores, funcionários, folha de pagamento. Mantenha tudo sempre organizado, com as informações separadas e de forma acessível, para que nada seja esquecido no planejamento.
  4.   Por último encontre todos os problemas dentro do processo de organização, anote e ajuste tudo para que nada seja passado em vão.

planejar-as-finanças-doctor

“Não tenho tempo para a gestão  do meu consultório”

Sabemos que a vida de um profissional da saúde nem sempre é provida de tempo, então o melhor caminho é optar por um software de gestão que possui recurso de controle financeiro, no qual é possível acompanhar e registrar toda movimentação e saída dos fluxos. Alguns softwares possuem armazenamento na nuvem, facilitando a administração quando você não está presente no seu consultório.

O software traz mais segurança quando se trata em armazenamento de dados, protegendo os registros de cada paciente, tudo por meio da mais alta tecnologia de criptografia. Para isso, é importante ter um funcionário de confiança para o acompanhamento e inclusão de dados.

A Saúde Service tem parceiros que trabalham com softwares de gerenciamento de finanças, você pode conhecer alguns deles aqui.

E aí? Agora ficou mais fácil começar o ano com o pé direito. Esperamos que essa matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre gestão e organização de  finanças e nunca se esqueça que o planejamento é chave para o sucesso do seu consultório!

Toda semana nosso blog traz dicas, informações, esclarecimento de dúvidas e matérias no setor da saúde, não deixe de acessar.

Confira também nosso ultimo Post:

Como se destacar no mercado de trabalho da odontologia

Até breve!

 

Share.

About Author

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: