Como implementar a Metodologia Ágil em consultórios e clínicas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quer mais eficiência nos processos do seu consultório? Entenda como a Metodologia Ágil pode te ajudar!

metodologia agil consultorios

Sabemos que o dia a dia em consultório ou clínica demanda processos que muitas vezes não são tão eficazes quanto deveriam ser. Muitos profissionais da saúde sofrem com a falta de organização, principalmente por terem uma rotina agitada. Por isso, vamos te apresentar as Metodologias Ágeis neste post. 😉

O que são as Metodologias Ágeis? 

As Metodologias Ágeis surgiram primeiramente na área de Tecnologia da Informação, com o objetivo de resolver problemas comuns nas empresas que precisam gerenciar projetos. Alguns exemplos desses problemas podem ser etapas de produção sem estimativa de prazo (entrega) ou até mesmo a falta de clareza na comunicação entre times ou clientes.

Diversas áreas começaram a adotar estas metodologias para melhorar ações internas com foco em resultados – o que acaba envolvendo automaticamente a qualidade dos serviços prestados e prazos de entrega.

Tá, mas o que isso tem haver com o meu consultório? 🤔

Essas práticas podem ser aplicadas a qualquer tipo de negócio, inclusive em consultórios, clínicas ou até mesmo hospitais. Você passa a ter processos mais inteligentes, equipes treinadas e consegue reduzir bastante erros operacionais.

Veja logo abaixo como implementar as Metodologias Ágeis em consultórios ou clínicas: 

Os 2 principais métodos para a área da saúde

Existem muitos métodos ágeis que podem ser implementados em um estabelecimento, mas para a área da saúde existem dois tipos que se destacam: 

  • Kanban: este método utiliza um sistema de cards (cartões) de cores ou tamanhos diferentes para designar ou especificar tarefas. É uma forma mais visual de entender os fluxos que aquele processo demanda. Você consegue, de uma maneira mais fácil, ver quais são as tarefas pendentes, em produção ou concluídas. 

 

metodologia ágil

Exemplo Visual de Kanban

Fonte: Treasy

Ele pode ser utilizado em um quadro físico ou eletrônico. Alguns exemplos de sistemas que utilizam esta metodologia são o Trello e Pipefy. 

Você pode utilizar o Kanban para otimizar os processos de atendimento de pacientes no seu consultório, por exemplo. É possível controlar as entradas e saídas dos pacientes, e detalhes como qual profissional está atendendo o paciente, o horário da consulta, se existe retorno ou não, ficam disponíveis para a equipe inteira acessar e entender o que está acontecendo dentro do consultório ou clínica – melhorando a comunicação interna entre as equipes e profissionais da saúde. 

  • Lean: esta metodologia visa realizar algum processo evitando desperdícios. Também conhecida como Lean Healthcare na área da saúde, ela pode ser aplicada com o objetivo de reduzir tempo de espera dos pacientes ou para gerar uma experiência positiva para ele, acompanhando todo o processo de atendimento desde o encaminhamento médico até o “pós-atendimento” para medir a eficiência do seu estabelecimento. 

metodologia ágil

Basicamente, você começará a seguir um ciclo que consiste em Foco no Paciente > Melhorias Internas > Eliminação de Desperdícios.

Ou seja, todo o funcionamento do consultório ou clínica visará: 

  • “Identificar e eliminar constantemente problemas que atravancam os processos.
  • Garantir que o fluxo de trabalho esteja claro para todos, eliminando ruídos na comunicação
  • Indicar sempre quais demandas e entregas são prioritárias
  • Fornecer o suporte necessário para que a equipe possa efetuar entregas contínuas e de qualidade.”

Fonte: Runrunit

Aplicando estas metodologias ágeis em consultórios ou clínicas, os profissionais da saúde passaram a ter mais controle sobre todos os processos, assim como proporcionar uma ótima experiência para os seus pacientes. 

Alguns benefícios que poderão ser notados são: 

  • Feedbacks mais rápidos e assertivos entre as equipes
  • Mais facilidade na hora de tomar decisões que podem salvar vidas ou até mesmo contribuir para o melhor funcionamento do estabelecimento
  • Redução de erros operacionais, já que a equipe já está trabalhando melhor na sua comunicação interna 

E aí, gostou das dicas de hoje? 😊
Confira outros artigos que você também pode gostar: 

LGPD para Consultórios Médicos: o que você precisa saber 

Como ouvir Podcast durante a rotina do consultório

 

Share.

About Author

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: