Diante de um período tão delicado, é necessário redobrar os cuidados nos atendimentos prestados em sua clínica ou consultório. Muitas medidas podem ser tomadas quando se trata de minimizar o contágio da Covid-19, algumas dicas você já pode conferir neste post do blog, onde falamos sobre como evitar a propagação do Coronavírus nos atendimentos.
No Brasil os casos confirmados por Covid-19 já passam de 610 mil, somente em São Paulo são mais de 120 mil pessoas infectadas, as proporções são crescentes e com base nesses dados, listamos algumas dicas de procedimentos indicados para casos suspeitos na sua clínica.
Procedimento para casos suspeitos de Coronavírus
Antes de tudo lembre-se que é obrigatório a todos o uso de máscaras de proteção adequadas, higienização constante das mãos e se possível, óculos de proteção.
No atendimento, estruture uma pequena “entrevista” com seus pacientes ao marcarem a consulta e também na recepção, explique que este é um protocolo para a segurança de ambos, seja gentil e faça perguntas básicas como:
- Você está ou esteve recentemente com gripe ou sintomas de resfriado?
- Apresentou sintomas respiratórios como: Tosse, Febre, Coriza ou Falta de Ar nos últimos dias?
- Teve contato recente com alguma pessoa contaminada pela doença?
Caso positivo para essas perguntas recomendamos que, se possível, direcione o paciente para uma sala mais isolada para aguardar seu atendimento.
É necessário conversar calmamente e orientar seu paciente a fazer o teste para a Covid-19 o quanto antes caso ainda não tenha feito, principalmente quando se nota febre associada a dificuldades respiratórias. Em sua maioria os sintomas são leves, bem parecidos com uma gripe simples quando o tratamento pode seguir em casa, mas durante esse período recomenda-se que o isolamento social seja ainda mais rigoroso, para evitar a disseminação do vírus. No entanto, muitas pessoas também podem apresentar sintomas graves que geralmente são seguidos de falta de ar progressiva. Estes devem ser encaminhados imediatamente a um hospital para tratamento e isolamento total ou internação caso seja necessário. Para ambos os casos, vale ficar atento aos sinais de manifestação dos sintomas para manter o paciente orientado.
Procedimento para Casos Suspeitos de Coronavírus
Para preservar a saúde de todos na sua clínica, pacientes e profissionais, é necessário seguir rigorosamente as orientações de biossegurança e intensificar os cuidados com os pacientes que se enquadram no grupo de risco: doentes crônicos ou graves, imunodeficientes, idosos e gestantes. Oriente-os sobre a importância do distanciamento social neste momento e, se possível, peça que a visita ao consultório seja feita somente em casos de extrema urgência.
Sabemos que esse período crítico é passageiro e quanto mais nos protegermos, mais rápido teremos uma nação completamente saudável. Conte com os números de atendimento e suporte do Ministério da Saúde que, nesse momento, também é uma rica fonte de informações para combate ao Coronavírus.
Confira abaixo canais de atendimento eficientes:
Site do Ministério da Saúde
https://coronavirus.saude.gov.br
APP Covid-19
Link da loja (Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes
Link da loja (IOS)
https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382
Disque SAÚDE
Ligue: 136
Gostou dessas dicas? Continue navegando em nossos outros posts sobre esse tema:
Previsões para o setor de saúde após a pandemia
05 Dicas para ajudar o seu consultório em tempos de crise
Use a tecnologia e intensifique o contato online com seus pacientes
Até breve!