Previsões para o setor de saúde após a pandemia

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A pandemia do novo coronavírus mudou tudo a nossa volta, agora estamos em casa sem poder ver familiares e amigos, sem poder sair e até ir ao mercado é diferente, devemos nos preocupar em usar máscara, álcool gel e por aí vai. Também antecipou mudanças que estavam em curso como: trabalho remoto, atendimento online, educação à distância, crescimento do consumo digital, entre outros. Profissionais de todas as áreas de atuação precisaram se reinventar, pensar em novas formas de trabalho, inclusive os do setor de saúde.

Profissional da saúde oferece máscaras e álcool em gel

Conselhos de classe de diversas categorias como médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros, autorizaram uma modalidade cuja dinâmica ainda não era muito comum no país, as consultas à distância. Órgãos reguladores difundem a prática, mas também orientam como deve ser o atendimento presencial nas clínicas e consultórios, principalmente para profissionais como o dentista, que precisa ficar bem próximo ao paciente.

Neste artigo, apontaremos algumas mudanças, no setor de saúde, que poderão permanecer após o período de quarentena.

Avanço das práticas por canais digitais 

Com a pandemia, o universo digital vem avançando grandemente, rompendo barreiras, desmistificando as práticas de consumo e contato.

Muitas vezes, precisamos visitar o profissional da saúde para apenas um retorno, apresentar resultados de exames ou falar como estamos nos adaptando a uma dieta, o que poderíamos fazer online, sem a necessidade de nos deslocarmos até o consultório. Exames, inclusive, podem ser vistos digitalmente, diminuindo a quantidade de papéis impressos e preservando o meio ambiente. 

Não precisar se dirigir até o local do atendimento impacta em menos trânsito, otimização do  tempo, comodidade e isso tudo evita que o paciente desista da consulta por não poder se ausentar do trabalho, por exemplo. E você pode fazer as cobranças das consultas utilizando o Link de Pagamento da Saúde Service, veja como funciona e aproveite as vantagens de um serviço moderno e seguro.

Mudança nos hábitos de higiene após a pandemia

A conscientização e novos hábitos de higiene pessoal e pública, mudou a forma e a frequência da lavagem das mãos, implantou o uso de máscaras para quando estamos doentes, uso de álcool gel, higienização dos produtos comprados em mercados e limpeza dos ambientes com mais cuidado.

Provavelmente, as pessoas continuarão com esses cuidados pós isolamento, principalmente porque o coronavírus continuará em circulação e teremos que conviver com ele.

Em ambientes como clínicas e consultórios, o álcool gel está disponível para o uso de todos, sendo que muitos lugares adotaram essa medida desde a pandemia de H1N1 em 2009 e só precisaram reforçar o uso de EPIs.

Atenção ao setor de saúde

Percebemos, com a pandemia, que o setor de saúde está muito aquém do desejado, infraestrutura muitas vezes precária, poucos leitos, falta de profissionais e equipamentos mais modernos e eficazes. Isso não é um problema somente no Brasil e sim no mundo.

Olhar com mais atenção e cuidado para a área de saúde e seus profissionais é uma lição que fica para os governantes da maioria dos países. Esperamos que essa preocupação com os profissionais permaneça e que a área da saúde possam ser mais valorizado a partir de um cenário, infelizmente, tão delicado.

 

O mais importante é manter os cuidados durante e após a quarentena, o paciente precisa se sentir seguro em seu consultório. Veja algumas dicas para ajudar seu consultório em tempos de crise e para manter o atendimento durante a pandemia.

Share.

About Author

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: