Pague e aceite pagamentos com segurança! Proteja-se das fraudes de cartões de crédito com essas 13 dicas.

blog-fraudes-de-cartoes

Usar cartões de crédito, seja no ambiente físico ou digital, é uma alternativa prática, comum, rápida e segura, principalmente em função das diversas adaptações estruturais e tecnológicas que surgiram nos últimos anos. Como todos os meios de pagamento, os cartões possuem suas fragilidades, sendo o risco de fraudes o principal. Atente-se à essas dicas para prevenção das fraudes de cartões.

blog-fraudes-de-cartoes

As novas plataformas de pagamento tornaram a busca por processos ágeis muito mais apurada. Nesse cenário, o cartão de crédito está em destaque, ele que era apenas mais uma alternativa de pagamento, hoje é a principal. Com os novos recursos, os profissionais e lojistas podem aceitar cartões onde estiverem, ampliando seu mercado consumidor. Junto com o crescimento, as fraudes de cartões também se tornaram mais comuns. Elas acontecem tanto no pagamento presencial quanto nos e-commerces, sendo executadas por profissionais ou clientes.

Fraude é o ato de lesar alguma pessoa ou organização em busca de benefício próprio e por questões financeiras. É um desvio de conduta no intuito de causar prejuízo ao próximo, obtendo com isto algum tipo de vantagem, ou então pelo simples desejo de prejudicar alguém. Dentre as razões para o crescimento das fraudes, as causas mais apontadas se referem a perda de valores morais e sociais (62%). Os outros fatores são a insuficiência de mecanismos de controle (51%) assim como a impunidade (52%). ¹

Para que ocorram as fraudes de cartões, encontram-se três fatores em coexistência: Golpistas motivados, vítimas adequadas e vulneráveis e a ausência de regras e controles eficazes no processo de pagamento. É necessário perceber esse tipo de problema como prioritário, ter preparo para manusear os meios de pagamento, entender das condições legais sobre o assunto e ter em mente que esse tipo de ação é mais comum do que se pensa, dessa forma, é mais provável que você perceba as características de uma fraude e se previna.

Como proteger-se enquanto Consumidor:

  • Conheça a reputação dos locais escolhidos para realizar suas compras, sejam lojas físicas ou online. Procure opiniões e avaliações. Caso seja um e-commerce, procure pelas certificações de segurança do site e opiniões de outros usuários. Busque informações no Google, nas redes sociais e em sites de opinião.
  • Não armazene os dados do seu cartão de crédito e documentação em seus usuários nos sites de e-commerce. Alguns sites permitem que você salve os dados para futuras compras. Caso haja um problema de segurança com o seu usuário na ferramenta, os dados ficam facilmente disponíveis para fraudadores.
  • Dê o número do seu cartão apenas para efetuar o pagamento de um serviço ou para fazer compras. Desconfie de locais onde você precisa fornecer dados de pagamento para efetuar cadastros ou conseguir serviços supostamente gratuitos.
  • Faça compras online apenas em seus dispositivos pessoais. Não use dispositivos de terceiros ou faça transações em locais públicos. Ainda nesse aspecto, sempre que possível, proteja seus dispositivos com senhas.
  • Fique atento a movimentação ao redor dos bancos ou caixas eletrônicos quando for utilizá-los. Se achar que há algo estranho com o equipamento escolhido, use outro terminal, não corra o risco.
  • Ao usar o cartão em estabelecimentos, sempre o mantenha por perto, não permita que no momento do pagamento ele seja levado para longe.
  • Não permita o acesso de terceiros aos seus cartões, mesmo para familiares ou amigos, o índice de fraudes nestes casos é consideravelmente grande.

Como proteger-se enquanto Profissional:

  • Confira as características do cartão do cliente e os elementos de segurança, como alguma alteração no chip ou na validade do cartão. Também é importante verificar se o portador é o titular da conta.
  • Faça todas as etapas até concluir a transação, entregue a maquininha ao cliente apenas para a digitação da senha.
  • Adquira a assinatura do cliente no comprovante da transação, caso seu cartão não tenha chip.
  • Compare o cartão e o comprovante de pagamento. Os quatro últimos dígitos e a assinatura no verso do cartão, por exemplo, são informações que precisam ser iguais às que você terá após concluir a transação.
  • Em casos de suspeita de fraudes de cartões, siga um procedimento que deve ser criado por você e sua equipe ao iniciar o uso de um meio de pagamento. Todo estabelecimento deve contar com um processo antifraude, por exemplo, você pode pedir a confirmação das informações de identificação para o cliente suspeito e verificar se estas estão corretas. Manter câmeras no estabelecimento também podem ser de grande ajuda para evitar casos de antifraude, quando o cliente cancela compras legítimas alegando não reconhecer a transação realizada com o seu cartão.
  • Atente-se ao comportamento dos colaboradores dentro da organização que possam apresentar suspeitas. Grande parte dos casos de fraudes de cartões acontece com funcionários que já estão familiarizados com as dinâmicas internas.

fraude-de-cartoesA base para evitar fraudes de cartões, em qualquer uma das situações, está na conscientização dessas práticas, no esforço para detecção por parte dos responsáveis pelos pagamentos e, no caso das organizações, o tratamento aos fraudadores, deixando claro a inflexibilidade perante atos dessa natureza, que não podem ser considerados pequenos ou imateriais.²

Os clientes da Saúde Service e seus pacientes estão ainda mais seguros, já que possuímos o certificado PCI Compliance, essencial para empresas que lidam com meios de pagamento. Seguimos diversas diretrizes que garantem a segurança das informações e reforçam a confiança dos nossos clientes.

Referências:

¹http://www.prevenirperdas.com.br/component/k2/item/395-a-fraude-na-sociedade.html

²http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/os-pilares-para-um-efetivo-programa-de-prevencao-a-fraudes/106248/

³Consulte mais informações sobre fraudes de cartões aqui: https://www.visa.com.br/suporte/pequenas-empresas/prevencao-de-fraudes.html

 

Veja também

1 Comentário

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: