Dinheiro, cheque ou cartão? Qual o melhor meio de recebimento para o seu consultório?

operadora-quer-esconder

Uma das questões que sempre surgem na mente de médicos, dentistas, veterinários e outros profissionais da saúde que atendem em consultórios e clínicas é: Como garantir que os pacientes paguem as contas e quitem os seus débitos sem atrasos assegurando um fluxo financeiro contínuo?
 meio-de-recebimento

Uma alternativa essencial atualmente é estimular seus pacientes a optarem por métodos mais seguros de pagamentos como o cartão de crédito, ou mesmo cartões de débito para pagamentos à vista.

Muitas pessoas deixaram de levar dinheiro de papel em suas carteiras pela facilidade e segurança que encontram em realizar seus pagamentos por meio de cartões, evitando ainda roubos e furtos.

Pensando nas diversas formas de pagamento existentes no mercado, vamos listar as vantagens e desvantagens das principais: Pagamento em dinheiro, em cheque e em cartão.
 

⇒ Dinheiro:

Se pensarmos nas compras corriqueiras do dia a dia, utilizar o dinheiro como meio de pagamento é prático.
 

Vantagens:
– Recebimento direto: Você não precisa esperar recebimentos de bancos e afins, o dinheiro já está na sua mão.

– Fluxo de caixa em volume constante: Você terá dinheiro vivo no caixa da clínica.


Desvantagens:
– Ao aceitar pagamento em dinheiro você sempre terá valores em caixa o que pode comprometer a segurança do consultório. 

– Falta de controle efetivo: Não há controle integral e automático sobre os valores e esse processo terá que ser manual, isso exige maior tempo gasto com planilhas e cálculos.


⇒ Cheque:
A utilização de folhas de cheque está cada dia mais obsoleta, é uma alternativa insegura, com índices de inadimplência constantes.


Vantagem:
– Possibilidade de parcelamento de tratamentos

Desvantagens:
– O recebimento não é automático.

– Não conseguir saber se o paciente tem o valor do cheque em conta.

– Fácil possibilidade de falsificação de assinatura.

– Altos índices de inadimplência

⇒ Cartão de Crédito e Débito:
Os pagamentos feitos com cartões de crédito e débito estão entre os mais populares do mundo. Grande parte da população prefere esta forma de pagamento para a realização de compras e aquisição de serviços.

Vantagens:
– Permitirem a autorização imediata de uma compra.

– Certeza de recebimento. 

– Maior segurança.

– Maior controle financeiro. 

– 85% dos pacientes preferem pagar com cartões devido à praticidade, segurança, possibilidade de parcelamento dos procedimentos ou mesmo pelo acúmulo de milhas.


Desvantagens:
– Muitas das maiores empresas de maquininha de cartão cobram taxas abusivas para as transações e omitem outras taxas, falham na transparência dos serviços.

– A maioria das operadoras não trabalha com todas as bandeiras de cartões, por isso, alguns profissionais são obrigados a contratar mais de uma maquininha para os seus recebimentos. 

– As maiores empresas de meios de pagamento pecam no atendimento ao cliente, demoram na resolução de possíveis problemas e isso faz o profissional da saúde perder muito tempo para resolver a questão.

– Dependendo da operadora, o equipamento instalado pode exigir uma linha telefônica para funcionar.

ENTÃO ATENÇÃO! A escolha de um bom método de pagamento influencia diretamente no controle financeiro do consultório, no atendimento ao paciente e na garantia de mais pacientes optarem pelo seu consultório quando preciso.

Vale a pena pesar todos esses prós e contras para saber realmente qual método é melhor para os seus objetivos.

Veja também

Sem comentários

    Deixe sua opinião :)

    %d blogueiros gostam disto: