10 curiosidades sobre o Cartão de Crédito

O cartão de crédito é um dos métodos mais usados atualmente para transações financeiras, inclusive no ambiente digital. As facilidades e a segurança proporcionados por esta modalidade aumentaram sua procura e o tornaram um dos meios mais relevantes de pagamento. Confira as 10 curiosidades que separamos para que você entenda um pouco mais sobre o cartão de crédito.

10-curiosidades-sobre-cartao-de-credito-capa

1- O primeiro cartão de crédito surgiu em 1951, nos Estados Unidos. Foi criado por Frank MacNamara, que durante um jantar com amigos, na cidade de Nova York, percebeu que havia esquecido de levar dinheiro ou talão de cheques.

2- Os cartões de crédito possuem um tamanho padrão em todo o mundo! A organização Internacional de Padronização (ISO), definiu as características físicas dos cartões com as seguintes dimensões:  85,6 mm x 53,98 x 0,76 mm.

3- São admitidas as cobranças de cinco tarifas para os cartões de crédito:

  • Anuidade
  • Emissão de 2ª via do cartão
  • Retirada em espécie na função saque
  • Uso do cartão para pagamento de contas
  • Pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

4- Os cartões de crédito possuem 16 números criados a partir de algoritmos, o primeiro dígito identifica a bandeira do cartão, do 2º ao 6º estão os dados do banco emissor, do 7º ao 15º ficam os números da conta e o último é o dígito de verificação, responsável por validar toda a sequência. Essa regra é mundial e foi definida pelo ISO/IEC 7812.  

5- Existem cartões de crédito básicos e diferenciados. Os básicos são usados apenas para pagar bens e serviços. Os diferenciados possuem benefícios e recompensas quando são usados, como milhagem e descontos.

6- É proibido que as instituições financeiras enviem cartões de crédito sem prévia solicitação do cliente.  

7- O cartão de crédito é o meio de pagamento mais usado na internet, sendo responsável por cerca de 70% do total de transações em todo o mundo.

8- O cartão é o meio mais seguro para comprar pela internet, pois caso ele seja roubado, clonado ou usado para fraudes, você está protegido, basta ligar para o banco e solicitar o estorno da cobrança. Já com boleto bancário, é muito mais complicado fazer o estorno, envolvendo processos longos.

9- Atualmente, a cada segundo, acontecem cerca de 10 mil operações de cartão de crédito em todo o mundo.

10- O pagamento mínimo é uma alternativa para permanecer em dia com as contas nos momentos difíceis, pagando até 10% da fatura. Porém, seu principal objetivo é fazer com que você adquira novas dívidas! Os altos juros incidirão sobre o restante, aumentando consideravelmente o valor final.

O cartão de crédito é um meio de pagamento altamente relevante em todas as áreas, não fique de fora, aceite cartões no seu consultório, facilite o seu dia a dia e de seus pacientes, garantindo praticidade e segurança.

Conheça as soluções de meios de pagamento da Saúde Service:

Clique aqui: saudeservice.com.br

Fontes:

Veja também

2 Comentários

  • Responder
    Andressa
    25 de outubro de 2017 ás 14:03

    Muito interessante 🙂

    • Responder
      Saúde Service
      25 de outubro de 2017 ás 14:04

      Obrigado Andressa, continue acompanhando!

Deixe sua opinião :)

%d blogueiros gostam disto: